Dúvidas: O que é corte a laser?

Dúvidas

O que é corte a laser?

A palavra LASER é  a sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação”. 

O corte a laser é um processo que se dá através da estimulação molecular e da posterior transmissão das moléculas para níveis mais baixos de energia (o “esfriamento” do material por um meio ativo, sendo ele sólido, líquido ou gasoso). 

Inicialmente, ocorre a estimulação radioativa da luz, que é amplificada, produzindo um potente feixe de luz. Ao ser aplicado, esse feixe (que é energia luminosa concentrada em um raio único) irá alterar a composição molecular de uma superfície estável (ou seja, do material a ser trabalhado), possibilitando, então, o corte perfeito dessa superfície (seguido da etapa de esfriamento). 

Geralmente, em um processo de corte a laser típico, são focados de 1000 a 2000 watts de energia – potência suficiente para efetuar o corte nos materiais mais usuais (o processo trabalha uma variedade grande de materiais). A profundidade de corte atingida fica em torno dos 20mm. 

Dentre as muitas vantagens oferecidas, é importante destacar que o corte a laser é um processo que aumenta a qualidade da produção, sendo recomendado para os projetos que exigem medidas e padrões exatos (que geralmente não seriam atingidos com a utilização de ferramentas convencionais).